quarta-feira, julho 03, 2013

Achados da Folha de São Paulo

Autorama era novidade em São Paulo na década de 1960; veja como funcionava

 
DE SÃO PAULO

Folhinha 50 AnosNa década de 1960, quando os autoramas ainda eram uma novidade no Brasil, a "Folhinha" foi conferir como funcionava uma dessas pistas de corrida de brinquedo em São Paulo.
Com 42 metros de percurso, o autorama era disputado por crianças e por seus pais, que também queriam "pilotar" um carro de corrida.
Leia abaixo o texto publicado na edição de 16 de abril de 1967.
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Brincar de autorama é a coqueluche do momento da criançada paulista. E com a desculpa de levar o filhinho, o papai acaba brigando porque só ele quer correr com o carro do Batman e vencer todas as corridas.
São Paulo já tem seu autorama com uma pista de 42 metros de percurso, uma reta de 16 m (a maior reta do Brasil) e curvas de até 90 graus. Mede 4 metros de largura e tem 80 cm de altura.
Existe uma outra pista para treino, com 16 m de percurso. É o Autorama 1040, na avenida Rangel Pestana, que agora vai ser ponto de encontro dos sócios da FOLHINHA todos os sábados e domingos, das 10h ao meio dia. Basta apresentar a carteirinha de sócio da FOLHINHA.
Uma oficina de consertos está sempre à disposição da criançada para qualquer emergência, quando, durante a corrida, acontece um capotamento, trombadas, derrapadas violentos e envenenamento dos motores.
A mamãe e o vovô podem assistir às corridas de verdade que se realizam no Autorama todos os dias a partir das 14 horas. Podem torcer e viver todas as emoções dos competidores, como se estivessem em uma pista de corrida de verdade.
Vários instrutores especializados ensinam à criançada a arte de correr e vencer, além de fiscalizar e cronometrar as provas automobilísticas.
Velocidade, perícia, técnica, controle, habilidade, emoção são qualidades que a criança aprende a desenvolver para se tornar um bom corredor. As crianças podem realizar trocas de carros e discutir detalhes e estabelecer o recorde das provas conforme a potência do motor de seus automóveis.
As categorias das provas são: Carreteira, Força Livre Internacional, Fórmula 1 e Força Total.
Reprodução
Autorama de São Paulo, em edição da "Folhinha" de 1967
Autorama de São Paulo, em edição da "Folhinha" de 1967
GRANDES MARCAS
Passeio Mustang (americano); Batman (americano); Vampiro (americano); Barracuda (japonês); BRMM (alemão); Lotus (inglês); Chaparral (americano); Ferrari (italiano); GT da Ford; DKW e Gordini.
Brevemente o Autorama 1040 vai inaugurar sua nova pista com 66 metros de percurso, que será a maior da América do Sul.
Os carros mais originais são premiados. Há pouco tempo um garoto adaptou um tanque de guerra no seu carrinho, o que despertou a atenção de toda a petizada. Com imaginação e boa vontade, qualquer criança pode pensar em transformar seu automóvel em outro muito mais original e mais veloz.
Além do esporte sadio e divertido que é o autorama, além do início de boas amizades e de boa orientação para ensinar a perder e vencer, que é a ética de todo bom esportista, as crianças tê oportunidade de lá encontrar muitos campeões do automobilismo.
Camilo Christofaro, conhecido campeão brasileiro, está lá todos os domingos competindo com o Júnior, que a exemplo do papai é um dos campeões do autorama.
Serão organizadas competições especiais todos os domingos das 10h ao meio dia, para os sócios da FOLHINHA, que não devem esquecer a sua carteira social para apresentá-la no Centro de Autorama. Não devem esquecer de levar dois carrinhos e dois controladores (aceleradores), senão dá galho com o papai...

Um comentário:

  1. Fabio, no Estadão também dá para prucurar, deve ter muita coisa!
    http://acervo.estadao.com.br/

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